INÍCIONOTÍCIAS
5 dúvidas que voc...
5 dúvidas que você pode ter sobre 9001

5 dúvidas que você pode ter sobre 9001


Niju : 20/04/2018

Blog post 02

1- O que é a ISO 9001? Quais são suas alterações?

A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que demostra a certificação das empresas que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Para conquistar a ISSO 9001 o órgão responsável estabelece alguns requisitos que serão avaliados nas empresas como: ferramentas, sistemas e organização.

Com a utilização desses métodos e certificado o objetivo é trazer mais segurança e transparência ao cliente, sendo uma forma de assegurar que o processo, produtos e serviços ofertados estão dentro das normas e procedimentos de qualidade. Esse sistema de avaliação foi elaborado pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176).

No Brasil a norma traduzida é a NBR ISO 9001 de 2015, onde as empresas podem consultar como realizar o processos e documentos. Outro fato importante é que toda a empresa pode obter a certificação, sendo privada ou pública e o porte também não restringe na hora de buscar a ISO 9001.

 

2- Como obter a certificação?

A certificação é um processo, onde são necessárias as realizações de algumas etapas. Todas essas etapas são essenciais para que ocorra a certificado do sistema de gestão e qualidade no seu negócio. A seguir separamos inumerados os passos principais:

- Definir o método de implementação de acordo com o setor da empresa;

 - Ter definido qual será a sua equipe de implementação;

-  Realizar um diagnóstico da empresa e planejamento é essencial;

- Fazer a equipe vestir a camisa é um dos fatores para o sucesso;

- Implementar os requisitos da norma no dia a dia também pode determinar o sucesso ou o fracasso na fase de auditoria;

 - Realizar uma auditoria interna pode trazer benefícios para analisar os pontos a serem melhorados;

 - Contrate uma auditoria para realizar a certificação;

 

3 –  O que a empresa precisa ter para implementar a ISO 9001?

- Ter em mente qual a competência que os membros da equipe precisam desempenhar para que a empresa obtenha melhor controle, desempenho e eficácia dentro do sistema de qualidade;

- Analisar o desempenho, competências, realizara treinamentos e a experiencia adquirida;

- Outro ponto que pode ser necessário é desenvolver ações para que os colaboradores possam adquirir competências e avaliar periodicamente a eficácia dessas ações;

- Arquivar as informações e documentos que possam provar a competência da empresa e dos colaboradores podem ser muito valiosos na hora da auditoria.  

 

4- Quanto custa?

Para um gestor ou dono da empresa é a pergunta chave! Afinal para obter a certificação é preciso realizar investimentos em cursos de capacitação, treinamentos de interpretação da norma, consultorias e auditoria externa. Todos esses processos podem pesar no bolso de uma empresa dependendo do porte e implementação de métodos para a certificação.

Vale lembrar que a consultoria não é um fator obrigatório, mas que pode auxiliar muitas empresas a estarem melhor preparadas durante o processo, prevenindo algumas dores de cabeça no momento da auditoria. O custo em si de todas as etapas é variável, mas como estimativa para microempresas o valor pode chegar a 15 mil reais e para empresas com porte maior mais de 100 mil reais.

A certificação é um passo importante e que precisa ser avaliado o momento da empresa e a situação financeira, além de oportunidades e aspectos apresentados pelo mercado.

 

5 - Quais as vantagens em obter a ISO?

As empresas podem obter um ganho de mercado e agregar valor aos olhos de compradores ou consumidores, já que a certificação transmite maior segurança e transparência para o sistema de produção ou prestação de serviços. Ao realizar o processo, o gestor do negocio notará a melhora na organização interna e no desempenho em geral, além de perceber algumas reduções nos gastos durante e depois do processo de certificação.

Para os gestores e acionistas outro fator é o maior controle nas ações e na gestão como um todo do negócio, melhora dos relatórios e resultados apresentados, já que diversos aspectos que passavam despercebidos podem ser melhorados.       

Outro fator é que perante os colaboradores, a empresa demostra preocupação com o futuro e que pretende estar sempre buscando o aprimoramento, adequar-se as situações e está pensando no crescimento.

Para as empresas que já possuem o ISO 9001 DE 2008 vale também correr para se adequar ao novo modelo de 2015. A transição prevista para todas as empresas se adaptarem à essa nova versão termina em setembro de 2018. Se você está com dúvidas ao fazer ou não a adequação lembre-se que obter o ISO 9001 pode trazer muitas vantagens e benéficos para a sua empresa.

 

A Niju possui a certificação ISSO 9001 e preza pela qualidade de seus produtos e serviços, sendo essa mais uma ferramenta para assegurar o comprometimento e a busca por inovação e eficácia em todos os processos. Saiba mais sobre nossos produtos e solicite um orçamento!

Fonte: Equipe Batiz

Peças
Blog
Iso 9001