INÍCIONOTÍCIAS
6 tendências de l...
6 tendências de logística no Brasil para 2020

6 tendências de logística no Brasil para 2020


Novidades : 24/01/2020

 8206 blog email 02  tend%c3%aancias 2020

Estar atento às tendências de mercado é muito importante para que o seu negócio cresça e torne-se ainda mais moderno. Na área de logística, não é diferente! Afinal, este segmento é responsável por intermediar operações de outras áreas do mercado no Brasil e no mundo.

Pensando nisso, a Niju foi atrás de todas as tendências que prometem aprimorar o setor de logística em 2020. Anote!

 

1 - Entrega por drones

As tendências para 2020 prometem maior eficiência nos processos logísticos. Com isso vem à tona a ideia de realizar entregas de mercadorias realizadas por drones. Empresas de logística e transporte devem estar atentas a essa evolução mesmo que no Brasil, isso não aconteça de forma imediata e massiva.

Em nosso País, o propósito é oferecer mais agilidade na entrega para regiões rurais e comunidades de difícil acesso. Essa tecnologia irá contribuir muito nas estratégias logísticas para acessar lugares onde o custo da última milha se torna alto demais.

2- Rastreamento de radiofrequência

Com soluções variadas de acordo com as determinações dos usuários, o mercado de monitoramento de veículos está cada dia mais abundante. Mesmo que o rastreamento por radiofrequência já seja de uso comum nas empresas, não podemos esquecer de colocá-lo como uma das tendências de logística no Brasil para 2020.

Esse sistema de rastreamento funciona por meio da emissão de sinais de rádio, sendo possível acompanhar o deslocamento de uma frota em locais fechados, como túneis e subsolos. Além disso, diferentemente de outras formas de rastreamento, os sinais de rádio não sofrem interferências de inibidores de sinais. Dessa forma, o administrador de uma frota sofre menos com oscilações de sinal e tem um melhor acompanhamento dos veículos.

3 - Internet of Things (IoT)

Você já ouviu falar sobre o termo Internet of Things (IoT) – a Internet das coisas? No setor logístico, a IoT vem para revolucionar. Suas principais aplicações serão em monitoramento de cargas, controle de rota de veículos, gestão de estoque otimizada e no rastreamento detalhado.

Ao conectar dispositivos e máquinas a sistemas de gerenciamento centralizado, a IoT atua trocando dados entre equipamentos e sistemas operacionais. Por isso, é uma grande aposta e vale a pena ter destaque no nosso ranking de tendências para 2020!

4 - Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) têm como finalidade, proporcionar mais valor agregado no setor e eficácia aos processos logísticos. Cada vez mais, estudos vêm sendo realizados por meio de robôs, para encontrar uma maneira de recriar a capacidade de raciocínio humano para que sejam rapazes de tomar decisões assertivas e analisar dados.

Além do mais, esses robôs podem trabalhar com uma quantidade imensa de informações, pois usam um software avançado. Sendo assim, a AI é uma das maiores tendências da logística no Brasil e no mundo, já que possibilita controlar e gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira rápida, eficiente e sistêmica.

5 - Portos inteligentes

Uma das tendências para o mercado de logística são os portos inteligentes, que visam aumentar a eficiência, pois permitem otimizar o uso do espaço e das instalações. Além disso, possibilitam melhorar a gestão e o controle das operações portuárias por meio do uso de informações em tempo real, diminuir os custos devido a economias de escala e exigir menos trabalho.

Em um contexto mundial, já temos como exemplo o primeiro terminal automatizado de contêineres em Roterdã, na Holanda, que funciona há 25 anos. A iniciativa vem apresentando resultados excelentes, quando se trata de produtividade, segurança e sustentabilidade ambiental.

6 - Logística compartilhada

A ideia básica da logística compartilhada é reunir empresas que tenham interesses em comum e criar mecanismos que facilitem o compartilhamento de serviços. No Brasil, a prática ainda não é muito comum, mas é exatamente por essa razão que ela entra na nossa lista de tendências para o próximo ano.

Hoje, a ação mais executada na logística compartilhada é a utilização otimizada de caminhões, pela qual as empresas extraem o potencial máximo dos veículos, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.

 

Agora, que você já está por dentro das principais tendências de logística no Brasil em 2020, que tal investir em novas tecnologias? Faça um balanço das possibilidades apresentadas e observe quais dessas soluções inteligentes se encaixa melhor em suas rotinas produtivas de trabalho para potencializar os resultados. Para saber tudo sobre inovações no setor de logística e transporte, acompanhe nossos conteúdos através do blog e das nossas redes sociais.

Peças
Blog
Iso 9001