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Alimentação na estrada: Boas escolhas podem proporcionar mais disposição


Notícias : 09/08/2019

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Estar sempre na estrada conhecendo lugares e belas paisagens de um canto a outro do Brasil, e do mundo, são alguns dos prazeres de quem escolheu a boleia como escritório. Mas se engana quem pensa que a rotina dos caminhoneiros é sempre fácil.

Trabalhar na estrada gera desgaste, requer administrar a saudade da família e a preocupação dos perigos que as rodovias oferecem - acidentes e roubos.

Outra parte importante é afetada: a alimentação. Com a falta de uma rotina planejada fica mais difícil manter hábitos saudáveis, além da qualidade do sono que é afetada.

Geralmente, ocorrem poucas refeições em grandes quantidades para otimizar o tempo, feitas nos locais de parada, postos de combustíveis que disponibilizam restaurantes e churrascarias. As opções são atrativas e o consumo, diante da fome e do cansaço é maior. Rodízio de carnes, variedade em pratos quentes como massas, lasanhas e acompanhamentos. Assim, realmente fica difícil resistir.

Tudo isso, com o passar do tempo e aliado a falta de atividade física dá sinais de alerta, uma elevação nos níveis de colesterol, uns quilos a mais na balança e a saúde começa a ficar mais fragilizada.

A Niju preza pela qualidade de vida de seus profissionais, em especial os que passam a maior parte do tempo na estrada e realiza orientações de prevenção.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia.

Vamos lá?

 

1.  Priorize alimentos mais leves

É possível ter uma alimentação balanceada mesmo na estrada. Quando as refeições forem em churrascaria ou restaurantes dê preferência para as carnes magras e brancas. Consuma legumes e verduras em grandes quantidades e para os intervalos, busque sempre ter na caixa de cozinha frutas e água. Biscoitos e barras de cereal também são uma opção de lanches mais práticos.

Mudanças simples podem melhorar sua saúde, qualidade de vida e principalmente, disposição. Faça escolhas conscientes!

 

2. Durma bem

É fundamental ter boas noites de sono, inclusive durante as viagens. Faça sua parada em um local seguro para o descanso, se possível, no mesmo horário todos os dias, dormindo o suficiente para continuar sua jornada. Conforme as novas regras da legislação trabalhista, o motorista tem direito a 11 horas de repouso para cada 24 horas trabalhadas. Desse período, pelo menos 8 horas devem ser obrigatoriamente ininterruptas, e o restante pode ser disperso em pausas curtas como o caminhoneiro desejar. E se você é aquele que gosta de café, a indicação é no máximo, quatro xícaras por dia!

 

3. Planeje e faça paradas

Grande parte dos caminhoneiros passa muito tempo nas estradas, períodos que duram semanas ou até meses. Aproveite as paradas para se alongar e movimentar as pernas e o tronco. Essas atitudes parecem simples mas ajudam a deixar o corpo e a mente mais despertos. Se o intervalo for utilizar para o lanche, opte por refeições leves e não esqueça de hidratar-se.

 

4. Faça exames periódicos

Tenha como hábito, pelo menos duas vezes ao ano, fazer um check up completo com seu médico, conferindo os níveis glicêmicos, de colesterol e de vitaminas, além de verificar sua pressão sempre que necessário. Prevenir é sempre o melhor caminho.

 

5. Segurança e manutenção

Fazer a manutenção do caminhão evita multas por mau funcionamento e possíveis acidentes que podem ser causados na estrada. Além de evitar uma parada inesperada que pode facilitar a ação de criminosos. Troque os filtros e o óleo do motor conforme as recomendações do fabricante. Tenha atenção a profundidade dos sulcos dos pneus para não ficarem “carecas” incluindo os estepes e os mantenha sempre calibrados. É importante também ter cuidado e observar se os faróis de sinalização estão com todas as lâmpadas funcionando, se queimadas, faça uma substituição imediata e não esqueça de fazer uma revisão a cada nova viagem.

 

Esses são alguns cuidados que podem melhorar sua saúde. Só depende de você! Boa viagem e até a próxima parada!

Abraços!

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