Dicas de alimentação saudável para quem vive na estrada
Dicas : 08/11/2018

Para quem vive na estrada, pode ser muito difícil manter uma alimentação saudável. São horas na mesma posição, com foco total na estrada e muitas vezes, na pressa, comendo alimentos nada saudáveis. Uma pesquisa realizada em 2017 com 12 mil motoristas pelo Grupo CCR, que gerencia algumas concessões de rodovias no Brasil, indica que 79% dos caminhoneiros estão com excesso de peso ou obesos, 35% têm colesterol e aproximadamente um terço dorme seis horas ou menos por noite. Esses são dados preocupantes, pois mostram que uma parcela significativa da população não está com saúde em dia.
Por isso, separamos algumas dicas de alimentação para os motoristas que não querem fazer parte desse índice! São coisas simples, mas que somadas fazem toda a diferença na vida dessas pessoas. Confira:
- Coma sempre legumes e verduras de cores variadas. Quanto mais colorido for o prato, mais rica e equilibrada é a alimentação.
- Mastigue bem e devagar. Quanto mais mastigamos, mais absorvemos os nutrientes dos alimentos.
- Prefira alimentos grelhados, cozidos e refogados. Os fritos engordam e dificultam a digestão.
- Tome pelo menos oito copos de água por dia, mas procure não beber água durante as refeições. Beba apenas água mineral ou fervida e mantenha o reservatório de água do caminhão sempre limpo.
- Tenha sempre frutas no caminhão e coma pelo menos três por dia, entre as refeições.
- A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Assim, quando você for comer, não corre o risco de exagerar.
- Não durma logo após as refeições e não ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.
- Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele.
- Coma bastante salada crua antes dos pratos quentes. Elas têm fibras, que são muito importantes para a saúde.
- Diminua o consumo de sal, açúcar, doces e refrigerantes.
Comidas pesadas e gordurosas demoram mais tempo para serem digeridas, causando mais sonolência e cansaço após a refeição. Dirigindo essas sensações se multiplicam por conta da rotina da estrada, da escuridão da noite e do balançar do veículo - por exemplo.
Para os motoristas que cozinham no próprio caminhão, existe a vantagem de preparar um cardápio de acordo com a preferência. Por isso, optar por saladas, legumes e uma porção de carne vermelha, peixe ou frango pode ajudar a corrigir a alimentação. Esses cuidados na escolha do alimento também valem para o motorista que prefere levar marmita ou lanches na viagem. Consumir frutas, pequenas porções de bolachas sem recheio e estar sempre bem hidratado - com água fresca ou sucos da preferência - também dá força no combate às doenças.