INÍCIONOTÍCIAS
Dicas para gerir ...
Dicas para gerir sua frota com eficiência

Dicas para gerir sua frota com eficiência


Dicas : 18/12/2019

 7822   blog post e mail 01   gest%c3%a3o de frota

 

Mais do que ninguém você, que está no dia a dia da gestão de frotas rodoviárias, sabe o quanto a eficiência desta atividade é importante para obter os melhores resultados, não é mesmo?

Afinal, os custos para manter os caminhões na estrada são elevados e a preocupação para obter os melhores resultados envolve vários quesitos que precisam estar alinhados no dia a dia. Trata-se de um trabalho criterioso que exige todo o cuidado para a elaboração do fluxo logístico da frota e garantir rentabilidade.

Quer saber mais sobre gestão de frotas? Leia o nosso Blog Post e confira algumas dicas incríveis que preparamos para você conquistar o melhor desempenho nesse trabalho fascinante e desafiador.   

Vantagens da gestão de frotas

Um bom gerenciamento de veículos é fundamental para controlar custos, prever possíveis riscos e garantir que os recursos sejam utilizados de maneira econômica a eficaz. Este trabalho envolve o controle de atividades como manutenção, quilometragem, combustível, entre outras questões fundamentais para aumentar a produtividade, reduzir custos, minimizar erros e, por fim, aumentar a margem dos lucros da empresa.

Faça um bom planejamento

Tire um tempo e planeje! Afinal, definir e elaborar um bom planejamento é o primeiro passo para gerir uma frota de maneira eficiente. Entre os principais aspectos que exigem atenção estão os seguintes: prazo de entrega da carga, combustível, pneus, pedágio, manutenção geral, desempenho do motorista, despesas e possíveis imprevistos na estrada, etc.

Também é fundamental que você saiba calcular as rotas, negociar preços, orientar os motoristas e cuidar da disponibilidade dos veículos para evitar qualquer problema nas entregas e até mesmo na carga transportada. A renovação de sua frota também deve ser planejada.

Use a tecnologia

Cada dia surgem novas ferramentas e aplicativos que auxiliam nos mais variados processos de gestão. Aproveite as funcionalidades que as inovações lhe proporcionam. Existem várias possibilidades que podem auxiliá-lo na melhoria do controle de entrada e saída de veículos, monitoramento de localização, controle de manutenção, entre outros quesitos que garantem a qualidade do processo de logística e melhoram a produtividade.

Controle seus custos  

Organize seus gastos! Crie uma planilha, detalhe os gastos mensais e descreva as principais despesas, como por exemplo, combustível e quilometragem. Com isso, você terá uma média de consumo por quilometro rodado e conhecerá o consumo de sua frota.

Descreva, também, todo o processo de gestão dos fretes em uma planilha, visando controle de todo o processo de contratação e pagamento.

Fique atento à manutenção

Não há dúvidas de que a manutenção preventiva eficaz é estratégica para garantir os melhores resultados. Faça os registros destes custos para estabelecer uma média mensal de gastos por veículo e planejar cada nova revisão. Não entanto, não pense que isso elimina imprevistos. Você precisa estar preparado para solucionar possíveis problemas emergenciais, por mais simples que possam ser.

 

Agora você está por dentro de alguns aspectos fundamentais para uma eficiente gestão de uma frota. Se estiver no momento de trocar seu implemento rodoviário, entre em contato com a Niju. Temos soluções incríveis para otimizar a produtividade de sua frota!

Fonte: Niju + Batiz

Peças
Blog
Iso 9001