INÍCIONOTÍCIAS
Inovação Niju - C...
Inovação Niju - Câmaras de Nitrogênio para o tr...

Inovação Niju - Câmaras de Nitrogênio para o transporte de frutas


Novidades : 13/02/2019

Blog post %e2%80%93 fb    e mail 02 %e2%80%93 c%c3%a2mara de nitrog%c3%aanio

Manter a durabilidade dos produtos é o principal fator que leva as empresas a buscar pelos baús frigoríficos na hora de transportá-los. Desde carnes até legumes, verduras e frutas. Sendo esses últimos uma das partes mais difíceis, levando em consideração que se a temperatura variar apenas um grau, pode comprometer toda a carga. Pensando nisso, a Niju trouxe para o Brasil mais um produto inovador: os baús frigoríficos a base de nitrogênio.

 

Por quê nitrogênio?

O oxigênio é um dos principais inimigos das frutas. Isso porque ele possibilita o crescimento de bactérias que podem estragar essa matéria. A partir do momento que em que o oxigênio é retirado para substituição pelo nitrogênio, as frutas podem ser armazenadas sem deterioração. Através dessa técnica é possível ter frutas frescas durante todo o ano. E como o processo não envolva produtos químicos, não há impacto na qualidade do produto.

 

Como é feito?

O processo é muito semelhante ao de uma câmara frigorífica convencional, onde existe a entrada de ar que será refrigerado no equipamento e a saída do ar que já está refrigerado. “A diferença está no processo de refrigeração, que é acompanhado pelo processo de separação do nitrogênio”, explica Jean Leonel Carlesso, do setor de engenharia da Niju.

Essa tecnologia soma mais um ponto quando falamos de tempo de fabricação, pois é o mesmo empregado nos equipamentos convencionais. O único fator que pode interferir, é a importação destes equipamentos, já que eles vêm diretamente da Holanda.

 

O que é utilizado para efetivar o processo?

Para fazer a substituição do oxigênio pelo nitrogênio, são utilizados seis equipamentos:

  • O painel de controle, responsável pela dosagem e controle do processo;
  • O filtro de carvão, que separa o nitrogênio;
  • Reservatório de Nitrogênio, o recipiente destinado ao armazenamento deste produto;
  • O compressor, que é responsável pelo trabalho de movimentação dos gases no processo;
  • O equipamento de refrigeração, nesta situação o T-1200 da Thermo King;
  • E, o gerador de energia elétrica, que é utilizado para o acionamento dos equipamentos.

Todas as câmaras frigoríficas fabricadas com esta especificação, devem ser totalmente vedadas, para que não haja a perda de nitrogênio. Por isso, são utilizadas duas portas, uma que serve como isolante térmico e outra que sela o espaço interno.

Para conhecer mais sobre esse tipo de baú, confira nosso vídeo no Facebook, onde um cliente fala dos benefícios da câmara de nitrogênio no transporte de bananas.

Ficou interessado? Entre em contato com a Niju para garantir essa tecnologia no transporte dos seus produtos! Clique aqui para solicitar um orçamento.

Fonte: Batiz & Niju

Peças
Blog
Iso 9001