Logística 4.0: você sabe qual o impacto para sua empresa?
Novidades : 17/01/2020

A logística 4.0 representa uma nova fase ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostas pela indústria 4.0.
Já deu para perceber o quanto é preciso se adaptar e compreender os impactos da logística 4.0 na sua empresa, não é mesmo? Para saber tudo sobre o tema, continue a leitura!
Logística 4.0: Como surgiu
Para compreender melhor do que se trata a Logística 4.0, é preciso voltar ao passado e analisar as revoluções industriais anteriores e as suas consequências para o setor.
No século XVIII, a Revolução Industrial, na Inglaterra, marcou o início da mecanização de processos nas industriais. Nesse modelo, a produção era feita em grande escala, com quantidade alta de produtos. Assim, havia um acúmulo de estoque com o objetivo de manter os itens disponíveis para suprir a demanda sem o risco de faltas.
Por consequência, nos séculos XIX e XX, o aperfeiçoamento das técnicas de manufatura provocaram novas revoluções industriais. Assim, a indústria 2.0 e a 3.0 viabilizaram transformações como a implementação de linhas de produção, o que possibilitou a produção em massa e a incorporação de computadores, robótica, softwares e outros dispositivos digitais nos processos, respectivamente.
É após esse período que surge a indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial), o que provocou uma automatização total das atividades em fábricas e empresas por meio de sistemas cibernéticos inteligentes.
Como resultado, as companhias passaram a não depender mais dos grandes centros de distribuição e todo o processo ganha em eficiência, qualidade e diminuição de prazos. É nesse cenário que emerge a logística 4.0.
O que muda com a Logística 4.0?
A Logística 4.0 tem como ponto primordial a necessidade de investimento em tecnologia para aumentar o número de vendas e melhorar todo o sistema operacional. Assim, a tendência é que todos os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e da eficiência.
Logística 4.0: Benefícios
- Redução da perda de ativos - Quando você conhece os problemas dos produtos por meio de um sistema inteligente, fica muito mais simples e fácil encontrar uma solução.
- Economia de custos de combustível - Monitorar as condições de tráfego por meio de softwares de gestão otimiza as rotas e gera maior controle das operações a curto e longo prazos.
- Garantia da estabilidade de temperatura - Os instrumentos tecnológicos permitem monitorar as temperaturas dos armazéns e containers responsáveis por abrigar os produtos.
- Aumento da satisfação dos clientes - O cliente está cada vez mais exigente e, portanto, os produtos precisam ser armazenados com segurança até o consumidor final. Na logística 4.0, o foco é total na estratégia de negócio. O objetivo é modernizar e otimizar a gestão da cadeia de distribuição, eliminar desperdícios e obstáculos, ganhar tempo e reduzir custos da melhor maneira possível.
Você gostou de conhecer mais sobre a logística 4.0? Quer ler outros conteúdos sobre o setor? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!