INÍCIONOTÍCIAS
Manutenção preven...
Manutenção preventiva: o que fazer para manter ...

Manutenção preventiva: o que fazer para manter seu semirreboque frigorífico sempre em dia


Dicas : 21/11/2018

Blog post fb e mail 02

Você usa ele todos os dias, já faz parte do seu dia a dia, mas você saber como realizar a manutenção correta do seu semirreboque frigorífico? Isso pode interferir diretamente na armazenagem e qualidade dos produtos que estão sendo carregados, por isso a importância de fazer a manutenção da maneira correta.

O primeiro ponto que deve ser cuidado é a temperatura de entrada e armazenagem, pois cada produto precisa de alguns cuidados específicos para que sua armazenagem se dê de maneira correta. Por isso a importância de checar essas temperaturas. Assim é possível evitar perdas nas propriedades dos produtos, além de gerar uma economia de energia, pois exige menos esforço do equipamento.

Para reduzir ainda mais os riscos de perda de produto, é recomendado verificar a temperatura do baú frigorífico três vezes ao dia. Se as alterações ou inadequações forem frequentes, pode ser um sinal de que há erro mecânico ou de utilização do equipamento, sendo necessária realizar uma manutenção corretiva imediatamente.

Outra dica de ouro: procure utilizar estantes e estrados plásticos para deixar suas caixas bem acondicionadas e distribuídas pelo espaço. Lembre-se de nunca exceder o limite da sua câmara frigorífica e de não colocar itens que possam bloquear o evaporador, pois é ele que permite uma circulação correta do ar. Além de causar danos ao seu equipamento por forçá-lo demais, alterando sua temperatura e como consequência, aumentando o consumo de energia.

Ao sair, apague a luz

Pode parecer estranho ouvir isso quando se está sob rodas, mas apagar as luzes da câmara de refrigeração ajuda (e muito!)  a economizar energia e interfere diretamente na temperatura interna do equipamento. Isso por que para compensar o calor que é gerado, o sistema aumenta sua potência além do necessário.

Faça a higienização correta! Para limpar sua câmara frigorífica utilize apenas um pano úmido e sabão neutro. Evite os produtos que são a base de cloro, pois ele oxida o alumínio e o inox. Os jatos de água também podem causar problemas, como o bloqueio na serpentina do evaporador, infiltrações no piso, entre outros.

Manutenção preventiva

Todos esses fatores fazem parte da manutenção preventiva do seu baú frigorífico. Além desses itens é importante verificar periodicamente se os equipamentos estão funcionando corretamente e se não existe nenhum outro defeito. As condições da câmara também devem ser checadas com regularidade, se as portas estão bem vedadas, se o sistema elétrico está dentro dos conformes e até mesmo se os fios estão bem encapados.

Lembre-se: prevenir é sempre a melhor maneira de evitar problemas.

Fonte: Batiz M&V + Niju

Peças
Blog
Iso 9001