Novembro Azul: Confira algumas dicas para manter a saúde e prevenir doenças
Dicas : 07/11/2019

Chegou o mês dedicado à sua saúde. O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 quando um grupo de amigos, na Austrália, deixou o bigode crescer durante todo o mês de novembro, visando apoiar a conscientização sobre a importância da saúde masculina. O mês foi escolhido em função do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.
Por mais que você tenha noção sobre os cuidados à saúde, é sempre bom lembrar o quanto a adoção de hábitos saudáveis é importante para prevenir doenças. Aliado a isso, é fundamental fazer consultas regulares ao médico e realizar exames de rotina com para verificar como está a saúde de maneira geral. Após os 50 anos também é necessário consultar com um urologista. Leia o nosso Blog Post e fique por dentro dos principais cuidados para diagnóstico precoce do câncer de próstata e das medidas para cuidar da saúde como um todo.
Câncer de próstata
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma). Mas, uma informação valiosa é que o diagnóstico precoce melhora o tratamento e aumenta as chances da doença. Por isso, é fundamental fazer consulta ao urologista para avaliar a necessidade dos exames de rastreamento.
Exames de Rastreamento
Os exames para rastreamento devem ser feitos, de forma geral, por todos os homens com mais de 50 anos. Eles consistem em exame de sangue simples, conhecidos como PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico) e o toque retal (exame que permite palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos).
Fatores que aumentam o risco
Como já mencionado, a idade é um fator de risco importante, pois a incidência do câncer de próstata aumenta expressivamente após os 50 anos. Caso você tenha parentes de primeiro grau com a doença, a recomendação é começar os exames a partir dos 45 anos. Também são fatores de risco o excesso de gordura corporal, exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, entre outros.
Fique atento aos sinais
É importante estar ciente que em sua fase inicial, o câncer da próstata evolui de maneira silenciosa e, por isso, é fundamental a realização de rastreamento a partir dos 50 anos. Na fase avançada, poderá haver sintomas urinários, dores ósseas e até infecção generalizada ou insuficiência renal.
Adote hábitos saudáveis
A adoção de hábitos saudáveis é primordial para manter a qualidade de vida e evitar uma série de complicações à saúde. Alguns dos principais cuidados que você pode adotar no dia a dia estão relacionados à alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, evitar cigarro e bebidas alcoólicas, tomar água, evitar situações estressantes, entre outras. Confira algumas dicas que lhe ajudarão a tomar uma atitude por você!
-
Adote uma alimentação equilibrada
Alimentos com menos gorduras e ricos em vitaminas e minerais (especialmente nos grãos, frutas, legumes e verduras) fazem com que todo o organismo funcione melhor.
-
Tenha um boa noite de sono
Não esqueça que um boa noite de sono é fundamental para a sua a saúde. Ao dormir, seu organismo fortalece o sistema imunológico, além de melhorar a capacidade do cérebro em memorizar informações, entre outros benefícios.
-
Pratique atividades físicas
Essa medida é importante, tanto para ajudar a manter seu peso, quanto para promover bem-estar, além de prevenir doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.
-
Evite se estressar
Além de acabar com suas energias, o estresse motiva o surgimento de doenças psicológicas e fisiológicas. Adote medidas para reduzir situações desgastantes. A prática de atividades física e momentos de lazer ajudam a aliviar tensões.
-
Beba água
Além de hidratar, prevenir doenças e ajudar o corpo a funcionar melhor, a ingestão adequada de água também auxilia na redução do estresse.
Não esqueça das consultas regulares no médico
Não espere um problema de saúde para fazer um check-up. Os exames preventivos tem grande importância na identificação de possíveis problemas que poderão ser resolvidos de forma simples.
Agora você já conhece os principais fatores de risco do câncer de próstata e algumas das medidas fundamentais para evitar diversos problemas de saúde. Tome uma atitude agora mesmo e mude seus hábitos!
Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA)