INÍCIONOTÍCIAS
Por que calibrar ...
Por que calibrar os pneus antes de viajar?

Por que calibrar os pneus antes de viajar?


Dicas : 12/09/2019

Blog post fb e mail 01

Quem passa os dias na estrada sabe que calibrar os pneus faz toda diferença na hora de enfrentar os desafios do asfalto. Seja por conta das pistas irregulares com seus buracos ou desgaste com o uso, manter os cuidados com as rodas evita muitos danos ao caminhão e riscos de acidentes.

Mesmo sabendo a importância de se precaver, muitos motoristas não conhecem os perigos de não realizar a manutenção rotineira e, principalmente, a verificação e calibragem antes de uma viagem. Pensando nisso, explicamos para você os benefícios dos cuidados com a calibragem correta e os impactos ao não dar atenção a isso. Confira!

 

Conservação do pneu

Você sabia que a pressão do ar dentro do pneu ajuda muito em sua conservação? Na empolgação por iniciar uma nova viagem, muitos caminhoneiros acabam esquecendo de calibrar as rodas, mas isso acaba por diminuir a sua vida útil. Afinal, elas foram fabricadas para operar em determinadas situações e sem isso ficam sujeitas a rasgos, furos, perda de borrachas e até deformação.

Assim, é preciso sempre lembrar que a calibragem é uma forma de garantir que o atrito entre a roda e o asfalto ocorra da forma mais natural e projetada possível.

 

Atenção à calibragem correta

É essencial verificar o estado dos pneus antes de qualquer viagem. O que fazer quando surge a dúvida sobre a calibragem adequada para cada modelo de caminhão? Geralmente, os fabricantes colocam as instruções no manual do proprietário, portanto, sempre que precisar identificar a calibragem adequada é só conferir este documento.

Uma dica para saber o quanto se deve calibrar é levar em consideração a posição em que ele está e o total de carga que o veículo transportará.

 

Problemas ao não calibrar os pneus da forma correta

Além dos riscos de danos ao pneu e veículo, a calibragem incorreta ou a sua não realização podem causar outras consequências, como aumento de consumo de combustível e maior desgaste do motorista, pois a direção pode ficar mais pesada.

Imagine dirigir o seu caminhão ou carreta carregado com produtos com a direção pesada e desconfortável. O seu dia seria mais cansativo, certo? Isso pode acontecer se a pressão não estiver correta porque ocorre um aumento do atrito com o solo e a direção fica mais “dura”.

 

Risco de acidentes

Os motoristas que atravessam o Brasil sabem como podem se deparar com os mais diversos climas e eventos durante as viagens. Da mesma forma que eles precisam estar preparados para o frio ou calor extremo, os veículos também devem estar adequados para enfrentar asfaltos secos ou úmidos.

Como já foi dito neste post, os pneus que não recebem o devido cuidado podem sofrer deformações ou não desempenhar suas funções da forma correta. Isso pode causar diversos acidentes, como a aquaplanagem. Por quê? Sem a calibragem correta, os sulcos que deveriam afastar os líquidos em dias de chuva não conseguem realizar esta tarefa e o veículo acaba “voando” na película de água que se formou na pista.

Agora você já conhece a importância de manter a calibragem dos pneus, afinal, disso depende a sua segurança na estrada. Está pronto para colocar essa atitude em prática?

Aproveite também a sua visita aqui no blog e conheça as melhores dicas para fazer a manutenção preventiva de um semirreboque frigorífico!

Peças
Blog
Iso 9001