Viajar com a família requer atenção em dobro dos caminhoneiros
Dicas : 18/12/2018

Ter a família próxima enquanto viaja é um dos maiores desejos dos caminhoneiros que estão todos os dias na estrada e muitas vezes por um longo período de tempo. Por isso, quando chega época de férias escolas, muitos motoristas levam seus filhos e esposa para acompanhar a viagem. Contudo é preciso estar atento a alguns itens extremamente importantes antes de sair com eles pela estrada.
A primeira coisa que o motorista precisa estar atento é a segurança. As cabines não são projetadas para comportar muitas pessoas. Sempre que o motorista levar crianças para viajar, é preciso estar atento a utilização das cadeirinhas, assentos de segurança e cintos adaptados para reduzir os riscos de ferimentos nos pequenos em caso de alguma colisão ou até mesmo durante uma desaceleração muito brusca. Os caminhões muitas vezes têm apenas dois ou três cintos de segurança e fazer uso desse item é obrigatório em qualquer circunstância.
Outro ponto para prestar atenção com as crianças: elas tendem a ficar irritadas quando permanecem muito tempo no mesmo ambiente. Por isso o motorista precisa lembrar de fazer pausas com mais frequência. Ah, também é interessante inventar jogos durante os intervalos, como mímicas, quebras cabeças e até mesmo livros para colorir. CDs e DVDs infantis com músicas e filmes que elas gostem também podem funcionar.
Dicas de segurança:
Mantenha sempre os vidros do caminhão fechados, apenas com uma fresta para ventilação. Isso evita que as mãos ou pés tanto de crianças quanto de adultos que estão viajando junto fiquem para fora. Manter os vidros quase todo fechados também pode evitar problemas com assaltos nas estradas, por exemplo.
Nunca dirija com crianças no colo. Primeiro, porque isso é muito arriscado, qualquer movimento brusco dos pequenos pode assustar o motorista e segundo porque isso é motivo para receber uma bela multa!
A cabine foi pensada para comportar uma quantia específica de pessoas. Portanto, é imprescindível não ultrapassar esse número, pois pode ser uma possível causa de acidente.
Vale ressaltar que todos os motoristas devem ter atenção e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para não comprometer a segurança (e em algumas situações a vida) de quem está com ele dentro do caminhão.
É preciso ter cuidado e atenção na estrada, evitando distrações por causa das crianças e demais pessoas que estejam no caminhão, mantendo todos calmos durante a viagem.
Fonte: Fetropar | Portal O Carreteiro | Blog do Caminhoneiro