INÍCIONOTÍCIAS
Como reduzir cust...
Como reduzir custos de manutenção da sua frota ...

Como reduzir custos de manutenção da sua frota ou carreta


Novidades : 22/07/2019

Blog 1   redu%c3%a7%c3%a3o custos frota

Você está gastando muito com a frota e precisa encontrar maneiras de reduzir custos de manutenção? Então chegou ao lugar certo! Neste post, preparamos dicas que vão ajudá-lo a minimizar os impactos financeiros relacionados ao uso de veículos próprios. Com medidas simples no dia a dia, como a manutenção preventiva e o treinamento de motoristas, você consegue diminuir a frequência de reparos nas carretas.

Ficou curioso e quer saber como alcançar esse objetivo? Listamos algumas dicas abaixo. Vamos lá?

 

1. Faça a manutenção preventiva para reduzir custos

É muito importante fazer um acompanhamento da frota e avaliar quando algum veículo precisa passar por uma revisão. Promover a manutenção preventiva sai mais barato do que levar a carreta até o seu desgaste total.

Além disso, ao agendar os serviços de manutenção você consegue planejar melhor as despesas mensais uma vez que consegue fazer um rodízio dos veículos, evitando uma sobrecarga de atividades em um mês.

Essa prática ainda contribui para você manter um número adequado de carretas na garagem da empresa, evitando a falta de veículos para atender a demanda.

 

2. Treine os motoristas

Promova treinamentos com os motoristas para ensiná-los as boas práticas da direção defensiva. O condutor que dirige dentro da velocidade permitida consegue ter mais segurança durante o trajeto e ainda preserva os componentes do caminhão, como os freios.

Outra prática que ajuda a reduzir os custos com a manutenção da frota é o uso correto das marchas. Um caminhão que opera sempre em marcha lenta, por exemplo, tem um desgaste maior do motor e ainda provoca um maior consumo de combustível. Portanto, ao orientar os motoristas sobre as boas práticas no trânsito você minimiza os impactos financeiros e ainda amplia a segurança deles na estrada.

 

3. Crie um roteiro de viagem

Planeje o roteiro de cada viagem para reduzir os custos da empresa. Essa prática promove a economia de combustível, uma vez que rotas mais curtas e rápidas reduzem o tempo em que o motorista fica parado no trânsito.

Também é fundamental utilizar tecnologias para acompanhar a velocidade que o motorista está dirigindo e o percurso realizado por ele. Dessa maneira, você controla melhor os desvios de rotas e as paradas não programadas.

 

4. Dimensione a carga corretamente

Transitar com peso excessivo na rodovia gera, pelo menos, dois problemas: estragos na pavimentação asfáltica e problemas na estabilidade do caminhão. O motorista terá mais dificuldade para utilizar o freio em momentos de urgência, gerando mais riscos de acidentes.

Além do mais, o excesso de peso compromete os componentes do caminhão e exige reparos mais frequentes. Logo, isso se transforma em gastos desnecessários em médio e longo prazo para o seu negócio.

 

Pronto! Agora é só seguir as dicas do post para conseguir reduzir os custos de manutenção da frota. Lembre-se de que as práticas do dia a dia interferem bastante na qualidade das peças da carreta. Portanto, dirigir com prudência e com o peso permitido para o veículo é a melhor forma de evitar despesas a mais com reparos.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Conheça as tecnologias que facilitam o transporte frigorífico!

Peças
Blog
Iso 9001