Quais são as tecnologias que facilitam o transporte frigorífico?
Novidades : 09/04/2019

O transporte frigorífico demanda cuidados a mais por parte da empresa, pois se o produto não chegar em condições adequadas ao destino poderá ser completamente perdido.
Para evitar que isso aconteça, muitas tecnologias foram incorporadas aos caminhões a fim de manter a temperatura ideal da câmara fria durante todo o trajeto. Continue a leitura e conheça essas características!
Tecnologias que aprimoram o transporte frigorífico
As ferramentas estão disponíveis para facilitar o controle logístico das empresas de diferentes maneiras. Veja:
Definição de rotas
Os aplicativos de smartphones e aparelhos de GPS podem ser utilizados para mapear o trajeto do condutor e estimar o tempo necessário para o transporte. Muitas ferramentas fazem atualizações constantes para apresentar as rodovias que estão congestionadas ou trechos interrompidos.
Assim, fica muito mais fácil de traçar uma rota rápida e de qualidade para o transporte frigorífico, o que ajuda a evitar problemas com os produtos.
Segurança da carga
A empresa também pode utilizar sensores nos caminhões que se conectam à uma central, como forma de monitorar o transporte do início ao fim. Desse modo, o gestor consegue identificar a velocidade média utilizada pelo motorista, a sua forma de conduzir o veículo e os desvios de rota realizados.
O método dá mais segurança para o condutor e a carga, uma vez que os eventuais problemas são identificados rapidamente e uma solução pode ser proposta.
Controle de temperatura e umidade
A tecnologia também está presente nos caminhões desenvolvidos especialmente para o transporte frigorífico. O assoalho, por exemplo, recebe uma estrutura que facilita a limpeza e a circulação de ar. Essa característica favorece o desempenho térmico do equipamento.
O veículo ainda recebe um isolante térmico de alta resistência evitando, assim, que manejos simples no dia a dia causem deformações nessa camada. Logo, essa é uma solução a mais para assegurar a performance térmica do veículo e as condições ideais para a carga.
Um sistema eficiente de drenagem também evita o excesso de condensação e encaminha esse resíduo para uma caixa especial. Assim, não ocorre interferência na temperatura registrada no caminhão.
Além disso, o veículo pode comportar indicadores de umidade e de temperatura. Esses equipamentos simples fazem o registro da umidade máxima apresentada no ambiente e da atual, bem como da temperatura registrada no percurso. Esses dados podem ser analisados pelo gestor para identificar se houve um cuidado adequado durante o transporte de cargas.
Gestão do tempo
Há ainda soluções que permitem controlar o tempo utilizado no carregamento e descarregamento de produtos. Desse modo, o gestor consegue identificar os gargalos e propor melhorias para dar mais agilidade ao processo. A medida torna-se essencial para evitar perdas de produtos.
Como você pode perceber, há diferentes tecnologias que podem ser integradas aos caminhões e ao software da empresa para controlar o transporte frigorífico do início ao fim do trajeto. Essas medidas auxiliam a evitar perdas de produtos e garantem a qualidade dos itens que chegam ao consumidor final.
Quer saber como fazer o seu dinheiro render mais? Conheça as boas práticas para gastar menos combustível!