INÍCIONOTÍCIAS
Quais são as tecn...
Quais são as tecnologias que facilitam o transp...

Quais são as tecnologias que facilitam o transporte frigorífico?


Novidades : 09/04/2019

Blog 01   quais s%c3%a3o as tecnologias que facilitam o transporte frigor%c3%adfico

O transporte frigorífico demanda cuidados a mais por parte da empresa, pois se o produto não chegar em condições adequadas ao destino poderá ser completamente perdido.

Para evitar que isso aconteça, muitas tecnologias foram incorporadas aos caminhões a fim de manter a temperatura ideal da câmara fria durante todo o trajeto. Continue a leitura e conheça essas características!

Tecnologias que aprimoram o transporte frigorífico

As ferramentas estão disponíveis para facilitar o controle logístico das empresas de diferentes maneiras. Veja:

 

Definição de rotas

Os aplicativos de smartphones e aparelhos de GPS podem ser utilizados para mapear o trajeto do condutor e estimar o tempo necessário para o transporte. Muitas ferramentas fazem atualizações constantes para apresentar as rodovias que estão congestionadas ou trechos interrompidos.

Assim, fica muito mais fácil de traçar uma rota rápida e de qualidade para o transporte frigorífico, o que ajuda a evitar problemas com os produtos.

 

Segurança da carga

A empresa também pode utilizar sensores nos caminhões que se conectam à uma central, como forma de monitorar o transporte do início ao fim. Desse modo, o gestor consegue identificar a velocidade média utilizada pelo motorista, a sua forma de conduzir o veículo e os desvios de rota realizados.

O método dá mais segurança para o condutor e a carga, uma vez que os eventuais problemas são identificados rapidamente e uma solução pode ser proposta.

 

Controle de temperatura e umidade

A tecnologia também está presente nos caminhões desenvolvidos especialmente para o transporte frigorífico. O assoalho, por exemplo, recebe uma estrutura que facilita a limpeza e a circulação de ar. Essa característica favorece o desempenho térmico do equipamento.

O veículo ainda recebe um isolante térmico de alta resistência evitando, assim, que manejos simples no dia a dia causem deformações nessa camada. Logo, essa é uma solução a mais para assegurar a performance térmica do veículo e as condições ideais para a carga.

Um sistema eficiente de drenagem também evita o excesso de condensação e encaminha esse resíduo para uma caixa especial. Assim, não ocorre interferência na temperatura registrada no caminhão.

Além disso, o veículo pode comportar indicadores de umidade e de temperatura. Esses equipamentos simples fazem o registro da umidade máxima apresentada no ambiente e da atual, bem como da temperatura registrada no percurso. Esses dados podem ser analisados pelo gestor para identificar se houve um cuidado adequado durante o transporte de cargas.

 

Gestão do tempo

Há ainda soluções que permitem controlar o tempo utilizado no carregamento e descarregamento de produtos. Desse modo, o gestor consegue identificar os gargalos e propor melhorias para dar mais agilidade ao processo. A medida torna-se essencial para evitar perdas de produtos.

Como você pode perceber, há diferentes tecnologias que podem ser integradas aos caminhões e ao software da empresa para controlar o transporte frigorífico do início ao fim do trajeto. Essas medidas auxiliam a evitar perdas de produtos e garantem a qualidade dos itens que chegam ao consumidor final.

Quer saber como fazer o seu dinheiro render mais? Conheça as boas práticas para gastar menos combustível!

Peças
Blog
Iso 9001