Como gastar menos combustível e rodar mais?
Dicas : 06/03/2019

Para quem depende do veículo para realizar o trabalho, está cada dia mais difícil na hora de controlar as contas do mês. O sobe e desce do preço do combustível afeta o custo do transporte de mercadorias e a lucratividade de muitas empresas. Então, como rodar mais e gastar menos combustível? É sobre isso que falaremos a seguir!
Exija menos do ar-condicionado
O ar-condicionado pode ser um grande vilão da economia quando não é utilizado da maneira correta. É claro que nos dias quentes ele é necessário, mas você não precisa colocá-lo na potência máxima. Outra medida simples é desligar o aparelho alguns minutos antes de chegar ao destino.
Evite rodar com o veículo sobrecarregado
Uma maneira simples de gastar menos combustível é não rodar com sobrepeso no caminhão. O veículo foi criado para suportar uma carga específica e quanto mais peso ele tiver, maior será a força necessária para movê-lo. Além do mais, o excesso de carga pode prejudicar a durabilidade do veículo e exigir manutenções mais frequentes.
Controle a velocidade
Andar em velocidade alta cria mais resistência do ar e, consequentemente, mais consumo de combustível. Por isso, o ideal é “controlar o pé” e manter uma velocidade constante.
Procure fazer um cálculo sobre o consumo médio do veículo a 80 km/h e a 100 km/h, por exemplo, e perceba a diferença no gasto do combustível.
Dirija com suavidade
O motorista que faz mudanças bruscas nas marchas, acelera e freia com muita frequência também gera um consumo maior de combustível. É recomendável verificar as orientações do manual do veículo para identificar qual é a velocidade ideal para realizar a troca de marcas.
Dirigir com suavidade, sem esticar demais as marchas, é a melhor maneira de gastar menos combustível e gerar economia para o negócio.
Atenção: não utilize o ponto morto nas descidas. A prática gera risco de acidentes e ainda promove um maior consumo de combustível.
Mantenha a calibração adequada dos pneus
Um grande erro de muitos motoristas é o cuidado com os pneus. Eles não só dão mais segurança para o transporte de cargas, como também podem ser grandes vilões da economia.
Calibrar o pneu de forma incorreta pode gerar mais atrito com o solo do que o necessário e aumentar o consumo de combustível. Também é necessário dar atenção ao alinhamento das rodas, pois isso também interfere na segurança durante o trajeto e no esforço do veículo.
Faça manutenção
Não adianta comprar o melhor veículo disponível no mercado se você não souber como cuidar dele. Faça as revisões indicadas pelo fabricante, pois elas foram criadas para garantir uma melhor dirigibilidade.
Portanto, mantenha a manutenção do caminhão sempre em dia. Troque o filtro do ar para garantir o bom rendimento do motor. Também é importante dar atenção à troca de óleo e a escolha do produto mais adequado para o seu modelo de caminhão. Um item de baixa qualidade gera mais atrito com o motor e provoca o aquecimento. Um motor desregulado gera um consumo maior de diesel e o desgaste do veículo.
Enfim, alguns cuidados básicos ajudam você a gastar menos combustível para ter uma margem maior de lucro (e com segurança!).
Gostou deste artigo? Compartilhe o conteúdo com seus amigos e ajude a promover a segurança e economia no transporte de cargas!


